Artigos Dicas

Você está preparado para agregar o seu caminhão? – SEGURO

Foto Divulgação
Escrito por Quero Frete

Continuamos a sequência de dicas para se ter um bom relacionamento com as empresas na hora de agregar o seu caminhão, conforme Ed Trevisan do Frete com Lucro.

Seguro do veículo

O seguro do veículo é algo muito importante para as empresas que agregam, principalmente aquelas mais conceituadas no mercado.

A preocupação destas empresas é como resolver um problema de acidente quando ele acontece, da forma mais rápida e prática possível.

Algumas exigem apenas seguro contra terceiros, porém podem estipular uma exigência de que a cobertura deste seguro seja de até R$ 100 mil.

Outras empresas dão o seguro do veículo mas descontam do agregado.

Se você trabalha com associações ao invés de seguradoras fique atento porque algumas empresas não aceitam este tipo de prática.

Aprovação das gerenciadoras de risco

As gerenciadoras de risco são um pesadelo para muitos motoristas, mas infelizmente esta prática é necessária por causa do alto número de roubo de cargas que acontece no Brasil.

Entre os itens que são avaliados na vida do motorista estão:

  • Restrição em órgãos de crédito, como SERASA e SPC: apesar de proibida pela Lei nº 11.442, Art 13-A, essa prática é comum no mercado;
  • Situação fiscal, para saber se você está devendo impostos ao governo;
  • Inquéritos policiais, para entender se você já esteve fichado na polícia;
  • Processos cíveis e criminais.

Contudo, se você não tem estes tipos de problema, tente usar as gerenciadoras de risco a seu favor, destaque estes itens quando você for aplicar para uma vaga numa boa empresa, você pode inclusive pesquisar por alguns destes itens e entregar a pesquisa para a empresa.

Abaixo seguem alguns sites onde você pode pesquisar a sua situação:

  • Situação do CPF: na Receita Federal você pode pesquisar se seu CPF está regular ou não, as vezes um detalhe como este pode te impedir de ser aprovado.
  • Restrições cadastrais: para saber se você tem algum protesto ou restrição financeira no seu CPF você pode consultar neste site aqui, a consulta custa R$ 20,00, mas vale a pena dependendo do tipo de empresa onde você pretende agregar;
  • Antecedentes criminais: no site da Polícia Federal você pode tirar uma certidão de antecedentes criminais, comprovando que você não cometeu nenhum crime. Clique aqui para preencher o formulário e aqui para tirar dúvidas sobre como preencher.

No próximo post falaremos sobre a qualificação do motorista.

Fonte: Frete com Lucro

 

Compartilhar publicação

Deixe um comentário